segunda-feira, 20 de junho de 2011

Túmulo dos Vagalumes

     Eu já falei MUITO de animação aqui, mas até agora ainda não falei nada da animação japonesa! Engraçado, né? Só agora eu percebi! Bom, pra quem não sabe, o Japão é o segundo maior produtor de animação do mundo, perdendo pros Estados Unidos e ganhando da França. Claro que todo mundo sabe que o Japão tem um estilo todo particular dessa arte, o ANIME, e claro que todo mundo assistiu desde criancinha vários incontáveis e infinitos animes na TV Globinho e coisas do gênero.
  Na real, eu tenho que admitir que apesar de ser fã da arte japonesa desde pequena, daí meu olho pseudo-puxado fui bem útil na imersão da cultura, tenho que admitir que as vezes eu me incomodo um pouco com sexualidade tão exposta ocasionalmente presente e também por sempre ter umas mágicas no meio, sei lá, às vezes eu não curto muito essas coisas de japonês sempre querer uma feitiçaria no meio das histórias. ;\ Mas é aí que eu chego na proposta do post. Vocês conhecem os Estúdios Ghibli? É o estúdio responsável por filmes como O Castelo Animado e A Viajem de Chihiro.


     O Ghibli é um estúdio de animação japonês. O nome vem de um apelido italiano dado aos aviões que sobrevoavam o Deserto do Saara na Segunda Guerra Mundial, a teoria por trás do nome é de que “o Estúdio Ghibli iria dar um sopro na mente dos criadores de anime”. Seus animes são famosos no mundo inteiro por serem trabalhados com muito requinte, boa parte dos longas japoneses famosos são de autoria Ghibli. Foi fundado em 1985 e é comandado pelo diretores Hayao Miyazaki e Isao Takahata.
    Então, já assisti 3 filmes do Estúdio Ghibli: A Viagem de Chihiro, Ponyo e O Túmulo dos Vagalumes. Amei a arte de todos, os cenários são lindos e típicos da animação japonesa, verdadeiras obras de arte!
     Mas o que me marcou mesmo, foi o Túmulo dos Vagalumes. Esse defitivamente não é animação pra crianças! O filme, de 1988, gira em torno de Seita e Setsuko, dois irmãos que lutam pra sobreviver no período da Segunda Guerra Mundial no Japão. O pai, convocado pela marinha deixa os filhos com a mãe, que falece durante um dos bombardeios. A partir daí, a história mostra o cotidiano sofrido dessas crianças desamparadas em meio aos frequentes borbardeios.
     Não é uma animação, é um drama. É uma história tocante e em parte, revoltante. É um tipo de história que te faz pensar, e, mesmo sendo animação, tem partes tão chocantes quanto um filme de verdade.


  Assistam, vale a pena! E tenham lencinhos de papel por perto porque esse filme tem alta chorabilidade!
Para baixar o filme com áudio em japonês e a legenda, é só ir no link: Túmulo do Vagalumes

Bjoss
Post by Priscilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...